São José dos Campos foi posicionada pelo jornal britânico Financial Times como a 3ª cidade do mundo em Investimento Direto Estrangeiro no setor aeroespacial, em ranking divulgado nesta semana na Revista fDi Intelligence, publicação do jornal especializada no assunto. De acordo com a reportagem que apresenta as cidades, a posição de São José se deve ao Cluster Aeroespacial Brasileiro, que “estimula a integração e promove o desenvolvimento social e econômico”.

A revista menciona ainda os acordos de cooperação do Cluster e do Parque Tecnológico São José dos Campos, que é o gestor do Arranjo de empresas. As parcerias mencionadas envolvem clusters do setor aeroespacial do Canadá, França Suíça, Inglaterra e Holanda e acordos de cooperação com parques tecnológicos da China  e entre diversas instituições ao redor do mundo.

Marcelo Nunes, coordenador do Cluster, destaca que o estabelecimento de parcerias e a abertura de canais de incentivo e financiamento são fundamentais para a atuação do Cluster e para o destaque da cadeia aeroespacial brasileira. “O apoio da prefeitura de São José dos Campos é constante, assim como o de agências federais, como os convênios firmados com a Apex-Brasil e a ABDI”, lembra.

O Cluster Aeroespacial Brasileiro é único no país e reconhecidamente o mais importante da América Latina – congrega 103 empresas que atuam no setor aeroespacial e de defesa e 95% delas se encontram no Estado de São Paulo.

As empresas respondem ao todo por mais de 15.000 postos de trabalho, além da Embraer, a maior empresa do setor em todo o hemisfério Sul, sediada em São José e também associada, que tem aproximadamente outros 15.000 empregos diretos. As empresas, em sua maioria, atuam em engenharia, aviônicos, ferramental, logística, indústria e manufatura, defesa, espaço e segurança.

O setor aeroespacial é estratégico para o Brasil: uma área que exporta produtos de alta tecnologia predominantemente aos países desenvolvidos, tendo a América do Norte como principal cliente. O setor de defesa também é fundamental para o país.